SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Comunidades profesionales de aprendizaje: oportunidades de desarrollo profesional en la exclusión y diversidad ruralA escola agora é outra: o Programa de Assistência Brasileiro Americana ao Ensino Elementar - PABAEE (1956 a 1964) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

RODRIGUES, Anderson Patrick  y  COELHO, Wilma de Nazaré Baia. Sociabilidades adolescentes na escola básica: estado da arte 2004-2013. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.521-534. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644426670.

Este artigo objetiva analisar o que dizem Teses e Dissertações sobre sociabilidades adolescentes na Escola Básica, defendidas em Progra mas de Pós-graduação brasileiros, entre 2004 e 2013. Para o tratamento das informações, recorreu-se à análise de conteúdo de Bardin (2011) e como aporte metodológico recorreu-se a Bourdieu (1989, 1996, 2003 e 2014) e Coelho (2015; 2016A, 2016B). Os resultados revelam que o estudo sobre as sociabilidades adolescentes neste período apresentam a violência como principal agente influenciador de sociabilidades entre adolescentes escolares, além de indicarem a escola como lugar de socia bilidades, logo passível de rearranjos nas relações de poder presentes na mesma, o que ratifica a importância sobre o estudo das sociabilidades adolescentes na Escola Básica.

Palabras clave : Educação; Sociabilidades Adolescentes; Escola Básica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )