SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Adolescents sociabilities in the basic school: state of art 2004-2013The specialized educational servisse in the vision of the school principal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

WASCHINEWSKI, Susane da Costa  and  RABELO, Giani. A escola agora é outra: o Programa de Assistência Brasileiro Americana ao Ensino Elementar - PABAEE (1956 a 1964). Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.535-553. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644428089.

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o filme A escola agora é outra produzido no âmbito do Programa de Assistência Brasileiro-America na ao Ensino Elementar (PABAEE), a fim de evidenciar o programa e os discursos educacionais que envolveram o mesmo. A pesquisa tem como recorte temporal os anos de 1956 a 1964, período de vigência do convênio entre Brasil e Estados Unidos. Tal acordo tem início no go verno de Juscelino Kubitschek (1956 a 1961), momento em que o país era tomado pelo discurso de cunho nacional desenvolvimentista, pau tado em uma política que apregoava e estimulava o crescimento eco nômico. Esta política buscou redimensionar vários setores e suas fun ções, sendo que a educação foi um deles. O filme A escola agora é outra não apenas apresentou o PABAEE como uma solução dos problemas para educação brasileira, buscando reforçar o papel que a escola deveria cumprir no processo de modernização e a centralidade do trabalho da professora, mas apontou para a necessidade de uma nova escola, com métodos ativos, com equipamentos escolares adequados, evidenciando que a escola vigente estava atrasada e era pouco atrativa. Além disso, culpabilizou a professora primária pelos baixos índices educacionais.

Keywords : PABAEE; Professora Primária; Ensino Elementar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )