SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3A escola agora é outra: o Programa de Assistência Brasileiro Americana ao Ensino Elementar - PABAEE (1956 a 1964)A minimização da formação dos jovens brasileiros: alterações do ensino médio a partir da lei 13415/2017 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

HOMRICH, Ana Paula Marotto  y  CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado. O atendimento educacional especializado na visão dos diretores escolares. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.555-568. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644426723.

O presente artigo teve como objetivo conhecer como os diretores es colares compreendem o Atendimento Educacional Especializado nas escolas municipais em uma cidade de Santa Catarina. A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa cujo instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário. Para a interpretação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo baseada em Bardin (2011) e Franco (2012). Dentre os autores que compuseram a fundamentação teórica destacam-se Libâneo, Paro, Meletti, Michels e Garcia. Verificou-se que o AEE é compreendido pela maioria dos diretores como um serviço centralizado no estudante público-alvo da Educação Especial ofertado na sala de recursos. Conclui-se que há necessidade da interferência dos diretores na viabilização de ações possibilitem a interface entre o pro fessor especializado e os docentes das salas regulares.

Palabras clave : Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado; Diretor Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )