SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3A minimização da formação dos jovens brasileiros: alterações do ensino médio a partir da lei 13415/2017Alunos ensinam professores a ser professores na escola que não é mais escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

NEUSCHARANK, Angélica  y  OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Encontros com signos: possibilidades para pensar a aprendizagem no contexto da educação. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.585-596. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644422579.

A escrita deste artigo consiste em um estudo sobre o pensamento fi losófico de Gilles Deleuze em torno do conceito de signos, e o que o mesmo dispara a pensar sobre a noção de aprendizagem no contexto da educação. Muitas das conexões teóricas aqui expostas foram funda mentadas nos estudos do livro Proust e os signos (DELEUZE, 2010) e na literatura de Em busca do tempo perdido (PROUST, 2006a; 2006b; 2013). Igualmente relevantes foram as experiências docentes que ocor reram concomitantes à pesquisa fazendo pensar a docência através dos signos produzidos na literatura proustiana e a possibilidade encontrada no método da cartografia. Trata-se de uma pesquisa em educação que foi produzida processualmente nos encontros e situações ao longo do trajeto, e que possibilitou pensar o que seria aprender ao encontrar-se com os signos.

Palabras clave : Aprendizagem; Signos; Filosofias da Diferença.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )