SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Encontros com signos: possibilidades para pensar a aprendizagem no contexto da educaçãoBrizoletas: um passeio pela memória, patrimônio cultural e educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

VICTORIO FILHO, Aldo; SILVA, Pâmela Souza da; NASCIMENTO, Rodrigo Torres do  y  SILVEIRA, Victor Junger. Alunos ensinam professores a ser professores na escola que não é mais escola. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.597-614. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644429956.

O presente artigo procura apresentar algumas das atuais dificuldades da educação a partir do território de três pesquisas comprometidas com o alargamento da problemática que envolve a relação do ensino e aprendizagem, guardadas em suas complexas particularidades, seme lhanças viscerais e distâncias incomensuráveis. Para tanto, partimos da proposta cartográfica na pesquisa em educação como o recurso das pro postas pós-qualitativas, além da aplicação convencional da entrevista, individual ou coletiva. Recorrendo ao método da cartografia enquanto modalidade metodológica, a qual põe em questão os recursos investiga tivos convencionais, assim como afinam as próprias ações cartográficas, aprofundamos nosso envolvimento com o objeto de estudo tomando como campo de investigação algumas escolas de ensino básico que constituem uma mostra de diversidade desses espaços e de seus sujeitos. Assim acreditamos que tais procedimentos e perspectivas alcançam al gumas das imagens inequívocas dos desafios decorrentes das condições e condicionantes do ensino básico em face dos contrastes entre o que preserva como tradição e o que lhe atravessa como fruto inédito da atualidade.

Palabras clave : Cotidiano Escolar; Pesquisa Pós-Qualitativa; Método Cartográfico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )