SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Alunos ensinam professores a ser professores na escola que não é mais escolaPensar a educação em tempos pós-metafísicos: a alternativa do Interacionismo simbólico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MORAES, Letícia Baldasso  y  MARINHO, Alcyane. Brizoletas: um passeio pela memória, patrimônio cultural e educação. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.615-627. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644427356.

O presente artigo teve como objetivos investigar o caso da Brizoleta de uma Instituição de ensino de Porto Alegre e o seu possível tomba mento como patrimônio cultural rio-grandense; expor a atual situa ção das Brizoletas ativas no Rio Grande do Sul, resultantes do projeto “Nenhuma criança sem escola no Rio Grande do Sul”, desenvolvido por Brizola na década de 1960; e, ainda, refletir sobre possibilidades levando em consideração o atual panorama da educação. Membros do corpo docente da Instituição foram entrevistados por meio de entrevis tas semiestruturadas acerca da Brizoleta. O artigo levanta reflexões so bre uma época na qual a educação era prioridade do Estado e como tal pensamento pode contribuir para a sociedade contemporânea na qual a qualidade da alfabetização ainda não atinge resultados satisfatórios.

Palabras clave : Brizoleta; Patrimônio Cultural; História da Educação; Alfabetização; Educação Riograndense.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )