SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Thinking the education at post-metaphysical times: the alternative of symbolic interactionismTechnology and teacher training in professional master's in vocational and technological education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

MACIEL, Rogerio Andrade  and  ROZAL, Edilene Farias. Saberes tradicionais de jovens e adultos e a presença de conceitos geométricos em Tracuateua/PA. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.643-668. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644428420.

O presente artigo tem como objetivo identificar os saberes tradicionais existentes no artesanato produzido por jovens e adultos quilombolas e a presença de conceitos geométricos na comunidade do Jurussaca, em Tracuateua/PA. Os autores que balizam as análises são: Castro (1997), Freire (1996), D’Ambrósio (2007). Metodologicamente utilizou-se a abordagem qualitativa, numa perspectiva do enfoque fenomenológico, utilização de entrevistas, observação e fotografias como forma de coleta de dados, e registro visual sobre a produção do artesanato. Nas análises deste estudo, observou-se que existem três produtos que os artesões fa bricam para a utilização da pesca artesanal e da agricultura familiar, são eles: o cofo, o paneiro e o socó. Há evidências de que nestes produtos artesanais, usados na ocupação econômica da comunidade, emergem saberes e práticas tradicionais que possibilitam a construção de figuras geométricas planas e o reconhecimento das experiências de vida dos jovens e adultos em suas dimensões culturais, sociais e históricas pre sentes no cotidiano desta comunidade.

Keywords : Saberes Tradicionais; Educação de Jovens e Adultos Quilombolas; Etnomatemática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )