SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Pensar a educação em tempos pós-metafísicos: a alternativa do Interacionismo simbólicoTecnologia e formação docente nos mestrados profissionais em educação profissional e tecnológica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MACIEL, Rogerio Andrade  y  ROZAL, Edilene Farias. Saberes tradicionais de jovens e adultos e a presença de conceitos geométricos em Tracuateua/PA. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.643-668. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644428420.

O presente artigo tem como objetivo identificar os saberes tradicionais existentes no artesanato produzido por jovens e adultos quilombolas e a presença de conceitos geométricos na comunidade do Jurussaca, em Tracuateua/PA. Os autores que balizam as análises são: Castro (1997), Freire (1996), D’Ambrósio (2007). Metodologicamente utilizou-se a abordagem qualitativa, numa perspectiva do enfoque fenomenológico, utilização de entrevistas, observação e fotografias como forma de coleta de dados, e registro visual sobre a produção do artesanato. Nas análises deste estudo, observou-se que existem três produtos que os artesões fa bricam para a utilização da pesca artesanal e da agricultura familiar, são eles: o cofo, o paneiro e o socó. Há evidências de que nestes produtos artesanais, usados na ocupação econômica da comunidade, emergem saberes e práticas tradicionais que possibilitam a construção de figuras geométricas planas e o reconhecimento das experiências de vida dos jovens e adultos em suas dimensões culturais, sociais e históricas pre sentes no cotidiano desta comunidade.

Palabras clave : Saberes Tradicionais; Educação de Jovens e Adultos Quilombolas; Etnomatemática.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )