SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Traditional knowledge of youth and adults and the presence of geometric concept in Tracuateua/PAInclusion: conceptions of teachers of the Secretariat of Education of the State of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

FREIRE, Emerson  and  BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Tecnologia e formação docente nos mestrados profissionais em educação profissional e tecnológica. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.669-688. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644428659.

A falta de políticas públicas coerentes e continuadas com enfoque na formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tem resultado numa multiplicidade de experiências educacionais, o que exige um estudo sistemático para compreender quem é o docen te das escolas técnicas e tecnológicas. Sem a formação e a valorização de docentes da EPT como é possível alcançar alguma sustentabilidade pedagógica para os cursos, instituições e programas educacionais volta dos para a profissionalização em todos os níveis de ensino? Com base nesse questionamento, o objetivo deste artigo, ao considerar estudos bibliográficos e documentais, é apresentar e discutir as possíveis con tribuições dos mestrados profissionais em educação para a formação dos docentes que atuam ou irão atuar na EPT. Conclui-se que, se a especificidade da EPT é a técnica e a tecnologia enquanto motores balizadores dessa formação, os mestrados profissionais encarregados da formação de docentes nessa área não podem desconsiderar como um de seus fundamentos teóricos e práticos o estudo da tecnologia e suas im plicações socioculturais. Considera-se que uma importante contribui ção dos mestrados profissionais em educação com enfoque na EPT seja, nesse processo de profissionalização docente, fomentar uma reflexão permanente sobre as conexões entre educação e trabalho vinculadas ao desenvolvimento tecnocientífico.

Keywords : Educação e Trabalho; Educação Profissional e Tecnológica; Fundamentos da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )