SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Saberes tradicionais de jovens e adultos e a presença de conceitos geométricos em Tracuateua/PAInclusão: concepções dos docentes da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

FREIRE, Emerson  e  BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Tecnologia e formação docente nos mestrados profissionais em educação profissional e tecnológica. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.669-688. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644428659.

A falta de políticas públicas coerentes e continuadas com enfoque na formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tem resultado numa multiplicidade de experiências educacionais, o que exige um estudo sistemático para compreender quem é o docen te das escolas técnicas e tecnológicas. Sem a formação e a valorização de docentes da EPT como é possível alcançar alguma sustentabilidade pedagógica para os cursos, instituições e programas educacionais volta dos para a profissionalização em todos os níveis de ensino? Com base nesse questionamento, o objetivo deste artigo, ao considerar estudos bibliográficos e documentais, é apresentar e discutir as possíveis con tribuições dos mestrados profissionais em educação para a formação dos docentes que atuam ou irão atuar na EPT. Conclui-se que, se a especificidade da EPT é a técnica e a tecnologia enquanto motores balizadores dessa formação, os mestrados profissionais encarregados da formação de docentes nessa área não podem desconsiderar como um de seus fundamentos teóricos e práticos o estudo da tecnologia e suas im plicações socioculturais. Considera-se que uma importante contribui ção dos mestrados profissionais em educação com enfoque na EPT seja, nesse processo de profissionalização docente, fomentar uma reflexão permanente sobre as conexões entre educação e trabalho vinculadas ao desenvolvimento tecnocientífico.

Palavras-chave : Educação e Trabalho; Educação Profissional e Tecnológica; Fundamentos da Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )