SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Tecnologia e formação docente nos mestrados profissionais em educação profissional e tecnológicaOs saberes da experiência: uma aproximação necessária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BELLO, Márcia Miranda Silveira; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho  y  RIBEIRO, Job Antonio Garcia. Inclusão: concepções dos docentes da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.689-704. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644426374.

Atualmente, respeitar as diferenças e promover a inclusão são temas frequentes nas mais variadas esferas, dentre elas a educacional. Nesse contexto, o termo inclusão tem assumido múltiplos enfoques originan do diferentes práticas educacionais por quem objetiva concretizá-lo. O objetivo do presente trabalho foi analisar a compreensão que os docen tes da Rede Estadual de Educação de São Paulo possuem desse concei to. Os dados foram coletados por meio de narrativas elaboradas pelos sujeitos durante um curso de formação continuada oferecido por meio do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR). Os principais resultados apontam para a necessidade de se superar uma visão homogeneizante da educação que considera que apenas os alunos com deficiência são diferentes dos demais, e na qual a inclusão escolar se destinaria apenas a esse público.

Palabras clave : REDEFOR; Formação Continuada; Inclusão Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )