SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Inclusão: concepções dos docentes da Secretaria de Educação do Estado de São PauloSocialização de gênero na educação infantil: continuidades e rupturas vivenciadas pelas crianças na família, na igreja e na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

OLIVEIRA, Larissa Chagas de  y  COIMBRA, Camila Lima. Os saberes da experiência: uma aproximação necessária. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.705-716. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423210.

Este estudo parte do pressuposto de que o contato com os saberes da experiência, por meio da aproximação com uma professora em exercí cio, via metodologia de história oral, pode oferecer um caminho inte ressante no processo formativo de professores para a educação básica. Os saberes docentes que entrecruzam essa metodologia, buscam uma reflexão e mudança de significados da prática e formação docente. Na parceria de uma professora em exercício e outra em formação, objeti vou-se a construção de saberes necessários à prática educativa. Os sabe res que constituem a docência, dentre eles o da experiência, traduziram importantes aprendizagens nesse processo, pois exigiram momentos de reflexão entre as duas profissionais envolvidas. Num processo de au torreflexão, de aprender com a experiência do outro e ouvindo o outro, saberes foram construídos e aprendidos.

Palabras clave : História Oral; Saberes da Docência; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )