SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Os saberes da experiência: uma aproximação necessáriaExceções e veredas: as ocupações como acontecimento e experiência no Brasil do nosso tempo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SANTOS, Sandro Vinicius Sales. Socialização de gênero na educação infantil: continuidades e rupturas vivenciadas pelas crianças na família, na igreja e na escola. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.731-750. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644428325.

O artigo analisa a socialização de gênero vivenciada por crianças de cin co anos no interior de uma instituição de Educação Infantil. A partir de um referencial teórico-metodológico que articula os estudos de gênero e os estudos da infância, discute-se as tensões e ambiguidades presen tes nos diferentes processos de socialização de gênero vivenciados por meninos e meninas no interior de uma instituição de Educação Infantil situada em Belo Horizonte, Brasil. Os resultados derivam de uma etno grafia que teve como principais instrumentos de produção de dados: a observação participante com registros fotográficos e notas em caderno de campo, entrevistas com crianças e adultos e desenhos conjugados com as falas de meninos e meninas. Ao longo do artigo, são descritas e analisadas as ambiguidades e as controvérsias que regem o complexo e multifacetado processo de socialização de gênero na Educação Infantil. Nesse sentido, para além dos processos de socialização de gênero viven ciados pelas crianças na interação com seus pares e com os/as docentes da instituição de Educação Infantil, verificou-se também o atravessa mento de outros processos de socialização procedentes de diferentes instituições (como a família e as instituições religiosas).

Palabras clave : Educação Infantil; Socialização de Gênero; Crianças.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )