SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Socialização de gênero na educação infantil: continuidades e rupturas vivenciadas pelas crianças na família, na igreja e na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

REBUA, Eduardo. Exceções e veredas: as ocupações como acontecimento e experiência no Brasil do nosso tempo. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.751-763. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644427936.

Pensar a articulação cultura, política e educação no atual cenário so cial brasileiro significa o manejo sensível de categorias, conceitos, mas sobretudo de matizes ontológicos e éticos, que se não representam fo tografias micro da totalidade - exercício impossível se entendemos o real como síntese de variados processos e sentidos -, permitem analisar com mais acuidade e aproximação concreta alguns dos fenômenos mais significativos do Brasil contemporâneo. Neste movimento em busca de novas estruturas de sentimento político, ainda que se hibridizem com velhas morfologias da resistência, temos como objetivo compreender em que medida o crescimento, desde Junho (2013), das ocupações de escolas e universidades públicas, bem como de espaços urbanos, nota damente pelos sem teto, apresentam questões, ensaios de experiência, epistemes e encaminhamentos materiais e simbólicos capazes de mobi lizar setores da intelectualidade e das lutas sociais menos a partir do par conforto/certeza e mais por conta do deslocamento e da mobilização que está práxis político-pedagógica engendra. Nosso lastro teórico-me todológico-analítico vale-se sobretudo da contribuição do materialis mo histórico, com uma dupla articulação: o conceito de acontecimento em Slavoj Žižek e o de experiência (Erfahrung) em Walter Benjamin, objetivando compreender as ocupações como veredas políticas sob cir cunstâncias e estruturas cotidianas de exceção.

Palabras clave : Ocupações; Acontecimento; Experiência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )