SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Aproximación al aprendizaje desarrollador en la Educación SuperiorEducação a serviço da alienação: projetos de lei que ameaçam a educação transformadora sonhada por Paulo Freire índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

DEJARDIN, Isabelle Pedreira. Possibilidades socioambientais e interdisciplinares da cidadania a partir do que dizem alunos e professores de uma escola pública de ensino fundamental em Salvador- Bahia. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.27-40. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423965.

O objetivo deste artigo é analisar a cidadania na formação de alunos de uma escola pública de ensino fundamental do bairro do Cabula, em Salvador, Bahia. A pesquisa de campo foi realizada entre os meses de setembro a dezembro de 2014. Foram aplicadas entrevistas com qua tro professores das turmas do turno matutino dos Temas Transversais de Cidadania, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia. Questionários mistos foram aplicados com um total de quarenta alunos selecionados entre as respectivas turmas - dez por turma. Os resultados apontaram desafios e possibilidades socioambientais a partir da interdisciplinari dade do tema proposto.

Palabras clave : Cidadania; Educação; Meio Ambiente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )