SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1Social-environmental and interdisciplinary possibilities of citizenship from what students and teachers say at a public elementary school, in Salvador the capital of Bahia StateSociospatial inequalities and school choice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

BITTENCOURT, Rodrigo do Prado. Educação a serviço da alienação: projetos de lei que ameaçam a educação transformadora sonhada por Paulo Freire. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.41-54. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644424721.

Este artigo busca analisar os recentes projetos de lei criados para re primir o pensamento crítico nas escolas brasileiras e submetê-las plenamente às exigências e aos pressupostos neoliberais. São variadas as maneiras de atacar a liberdade e a autonomia de educandos e educadores. Elas vão desde a abolição de disciplinas fundamentais para uma formação cidadã, como a Sociologia e a Filosofia, até a criminalização dos docentes de Humanas, passando pelo estabelecimento de uma educação produtivista, voltada apenas para notas. Todas estas medidas instituem oficialmente a opção por aquilo que Paulo Freire, o maior educador brasileiro, tanto criticou: uma educação alienante a serviço do grande capital.

Keywords : Paulo Freire; Educação; Neoliberalismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )