SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Educação a serviço da alienação: projetos de lei que ameaçam a educação transformadora sonhada por Paulo FreirePráticas pedagógicas na região de fronteira: uma olhar a partir de escolas de Ponta Porã índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

PAULA, Gustavo Bruno De  y  NOGUEIRA, Maria Alice de Lima Gomes. Desigualdades socioespaciais e escolhas escolares. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.55-74. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644430037.

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa cuja temática se ins creve na interseção das problemáticas clássicas da sociologia da edu cação e da sociologia urbana. Objetivando compreender se e de que maneira as desigualdades socioespaciais impactam as desigualdades es colares, analisamos o modo como determinadas características sociais e urbanas de um território estruturam as estratégias e as escolhas escola res das famílias ali residentes. Para tanto, examinamos duas sub-regiões da região do Barreiro, situada em Belo Horizonte, as quais apresentam contrastes socioeconômicos e urbanos. Partindo da noção de “geogra fia de oportunidades”, comparamos as estratégias e escolhas escolares efetuadas pelas famílias que vivem nessas duas áreas, procurando iden tificar de que maneira as características sociais do entorno constrangem ou favorecem suas preferências escolares. Os resultados indicaram um efeito da distribuição desigual das oportunidades escolares sobre as es colhas parentais, derivado das características quantitativas e qualitativas da oferta escolar local.

Palabras clave : Desigualdades Socioespaciais; Desigualdades Escolares; Escolha do Estabelecimento de Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )