SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Desigualdades socioespaciais e escolhas escolaresAs dimensões da prática pedagógica e a escrita de professores: desafios da formação docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SANTANA, Maria Luzia da Silva. Práticas pedagógicas na região de fronteira: uma olhar a partir de escolas de Ponta Porã. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.75-88. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423299.

O presente artigo tem como objetivo descrever a inserção pedagógica de estudantes brasiguaios, oriundos de Pedro Juan Caballero-PY, nas escolas em Ponta Porã-BR. Para atender a isso, realizou-se um levanta mento bibliográfico sobre o Programa de Escolas Bilíngues de Frontei ra - PEBF e as práticas pedagógicas realizadas em Ponta Porã-BR com estudantes brasiguaios, oriundos de Pedro Juan Caballero-PY. A exclu são e violência permeiam a educação na região de fronteira, incluindo escolas de Ponta Porã que precisam de um olhar sensível com vistas na prática pedagógica inclusiva. Observa-se o preconceito no contexto escolar, tanto por parte de profissionais quanto de estudantes brasileiros direcionados aos brasiguaios, assim as escolas têm o desafio de incluí-lo, para isso é preciso ressignificar as relações entre estudante e professor e estudante e estudante.

Palabras clave : Estudantes Brasiguaios; Prática Pedagógica; Preconceito.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )