SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Práticas pedagógicas na região de fronteira: uma olhar a partir de escolas de Ponta PorãLivro de apoio para professor iniciante do município do Rio de Janeiro: clarificando concepções índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

VITORIA, Maria Inês Côrte  y  RIGO, Rosa Maria. As dimensões da prática pedagógica e a escrita de professores: desafios da formação docente. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.89-98. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423023.

Este artigo apresenta resultados da pesquisa “As dimensões da prática pedagógica e a escrita de professores: desafios da formação docente”. Através dos Diários de Aula (ZABALZA, 2004) analisa-se quais di mensões pedagógicas figuram nos Diários dos acadêmicos em estágio do Curso de Pedagogia, assim como converte tais documentos em pos sibilidade de qualificação da escrita. A metodologia de trabalho seguiu a/o 1) explicitação das características do Diário de Aula; 2) indicação da frequência de escrita do Diário; 3) registro do maior número pos sível de informações; 4) identificação das dimensões pedagógicas; 5) análise da escrita, sob os critérios de: repetição vocabular, ortografia, co esão e coerência textuais; 6) análise dos Diários para acompanhamento dos processos desenvolvidos no Estágio, e avanços na escrita. Alguns resultados acerca das dimensões pedagógicas: 1) o planejamento neces sita ser reafirmado como organização do ensino, como previsão, como roteiro; 2) o planejamento necessita figurar como elemento que ante cede a aula; 3) o planejamento não é a descrição do que já aconteceu, mas a projeção do que irá acontecer; 4) os objetivos, a metodologia, os recursos, as atividades previstas no planejamento necessitam apontar para o(s) mesmo(s) propósito(s). Acerca da escrita: 1) a escassa utiliza ção de elementos coesivos; 2) o comprometimento da coerência textual; 3) as repetições vocabulares; 4) os erros ortográficos na escrita de verbos irregulares; 4) a linguagem excessivamente informal.

Palabras clave : Práticas Pedagógicas; Escrita Acadêmica; Diários de Aula.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )