SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue1The dimensions of pedagogical practice and teacher writing: challenges of teacher educationStories of life and biography: research on the training brands of teachers of the southeastern region of the state of goiás through formation memories author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

FIGUEIRA, Sandro Tiago  and  FONTOURA, Helena Amaral. Livro de apoio para professor iniciante do município do Rio de Janeiro: clarificando concepções. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.99-112. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423329.

Concebendo que perspectivas teóricas e concepções de ensinar e apren der integram os materiais de apoio direcionados aos professores ini ciantes, tomamos no presente artigo o objetivo clarificar as concepções e princípios do trabalho pedagógico que ancoram o livro “Aula nota 10”. O percurso analítico baseou-se na tematização onde procuramos os núcleos de sentido que focalizassem as visões de professor, do pro cesso de ensino-aprendizagem e dos referentes formativos. A partir da conjugação dos resultados, concluímos que há a presença da concepção de professor distinguido entre aquele que executa e que pensa. Nes ta perspectiva defendemos a necessidade de uma postura docente não aplicacionista, e sim crítica, para que possamos instrumentalizar os pro fessores que se iniciam na profissão a tomarem suas próprias decisões, com conhecimento, competência e criatividade.

Keywords : Formação de Professores; Material de Apoio; Ensino e Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )