SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1As dimensões da prática pedagógica e a escrita de professores: desafios da formação docenteHistórias de vida e biografização: pesquisa sobre as marcas formadoras de professores da região sudeste do estado de Goiás através dos memoriais de formação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

FIGUEIRA, Sandro Tiago  y  FONTOURA, Helena Amaral. Livro de apoio para professor iniciante do município do Rio de Janeiro: clarificando concepções. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.99-112. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423329.

Concebendo que perspectivas teóricas e concepções de ensinar e apren der integram os materiais de apoio direcionados aos professores ini ciantes, tomamos no presente artigo o objetivo clarificar as concepções e princípios do trabalho pedagógico que ancoram o livro “Aula nota 10”. O percurso analítico baseou-se na tematização onde procuramos os núcleos de sentido que focalizassem as visões de professor, do pro cesso de ensino-aprendizagem e dos referentes formativos. A partir da conjugação dos resultados, concluímos que há a presença da concepção de professor distinguido entre aquele que executa e que pensa. Nes ta perspectiva defendemos a necessidade de uma postura docente não aplicacionista, e sim crítica, para que possamos instrumentalizar os pro fessores que se iniciam na profissão a tomarem suas próprias decisões, com conhecimento, competência e criatividade.

Palabras clave : Formação de Professores; Material de Apoio; Ensino e Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )