SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1As dimensões da prática pedagógica e a escrita de professores: desafios da formação docenteHistórias de vida e biografização: pesquisa sobre as marcas formadoras de professores da região sudeste do estado de Goiás através dos memoriais de formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

FIGUEIRA, Sandro Tiago  e  FONTOURA, Helena Amaral. Livro de apoio para professor iniciante do município do Rio de Janeiro: clarificando concepções. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.99-112. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423329.

Concebendo que perspectivas teóricas e concepções de ensinar e apren der integram os materiais de apoio direcionados aos professores ini ciantes, tomamos no presente artigo o objetivo clarificar as concepções e princípios do trabalho pedagógico que ancoram o livro “Aula nota 10”. O percurso analítico baseou-se na tematização onde procuramos os núcleos de sentido que focalizassem as visões de professor, do pro cesso de ensino-aprendizagem e dos referentes formativos. A partir da conjugação dos resultados, concluímos que há a presença da concepção de professor distinguido entre aquele que executa e que pensa. Nes ta perspectiva defendemos a necessidade de uma postura docente não aplicacionista, e sim crítica, para que possamos instrumentalizar os pro fessores que se iniciam na profissão a tomarem suas próprias decisões, com conhecimento, competência e criatividade.

Palavras-chave : Formação de Professores; Material de Apoio; Ensino e Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )