SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Livro de apoio para professor iniciante do município do Rio de Janeiro: clarificando concepçõesInvestigando a provocação entre pares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MACHADO, Cláudia  y  FILHO, Wolney Honório. Histórias de vida e biografização: pesquisa sobre as marcas formadoras de professores da região sudeste do estado de Goiás através dos memoriais de formação. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.113-126. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423002.

Este artigo aborda os resultados da pesquisa realizada no Estágio de Pós-Doutorado, intitulada “Histórias de Vida e Biografização: Memo riais de Alunas do Curso de Pedagogia da UFG/Regional Catalão - 2015”, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, vinculada à Linha de Pesquisa “História e Culturas Educacionais”. A proposta de pesquisa foi a análise do sentido das marcas formadoras que profissionais da educação em formação produzem quando são submetidos à escrita de memoriais. Como questões de pesquisa investigou-se a relação entre memória e formação docente e qual o movimento no desenvolvimento pessoal de construção identitária. Utilizamos como referencial teórico-metodológico as Pesquisas (Auto)Biográficas. A metodologia de senvolvida foi a leitura de 35 memoriais de formação para análise dos relatos dos alunos e das alunas, durante o ano de 2015. Concluímos que a escrita dos memoriais possibilitaram, entre outros aspectos, uma descoberta de como as vivências de sua formação acadêmica e as relações com as pessoas podem determinar quem somos como profissionais da educação.

Palabras clave : Memorial; Formação de Professores; Marcas Formadoras.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )