SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Histórias de vida e biografização: pesquisa sobre as marcas formadoras de professores da região sudeste do estado de Goiás através dos memoriais de formaçãoGênero e diversidade sexual: homofobia no contexto escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

MARQUES, Carolina Aragão Escher; SILVA, Lívia Maria Ferreira da; OLIVEIRA, Mariana Tavares de Almeida  y  VINHA, Telma Pileggi. Investigando a provocação entre pares. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.127-140. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644428067.

A provocação é um conflito peculiar, conceituado pela união da agres são e do humor, o que lhe confere um caráter de ambiguidade. Este estudo, baseado nos pressupostos piagetianos, objetivou investigar as características das provocações vivenciadas por 250 alunos de 3 a 14 anos, de 6 escolas públicas do interior do estado de São Paulo. Buscou-se identificar as estratégias empregadas e as finalizações decorrentes. Foram realizadas 370 horas de observação sistemática e utilizou-se re cursos qualitativos e quantitativos de análise. Os resultados indicaram que as características do desenvolvimento interferem na vivência da provocação. Apesar de ser frequente em todas faixas etárias, vai se tor nando predominante com o desenvolvimento, sendo cada vez mais ver bal e com mais marcas de insinuações. A quantidade das provocações interssexuais aumenta entre os jovens, já fortemente permeadas pela sexualidade. Em todas as faixas etárias, são utilizadas mais estratégias de revide e, ao final, as provocações são simplesmente, abandonadas.

Palabras clave : Provocação; Conflitos interpessoais; Desenvolvimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )