SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número1Investigando a provocação entre pares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

GRAUPE, Mareli Eliane  y  LINS, Cleci Terezinha Lima de. Gênero e diversidade sexual: homofobia no contexto escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.1, pp.141-155. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644427530.

Este artigo objetiva analisar se a escola trabalha gênero e sexualidades na perspectiva do enfrentamento e superação da homofobia. O referencial teórico abarca autores/as como Scott, Butler, Louro, Grossi, Caetano, Junqueira, Borrillo, Miskolci, entre outra/os. Foi desenvolvido uma pesquisa documental sobre o Plano Municipal de Educação e Projeto Político Pedagógico da referida escola. Também foram realizadas observações na escola e entrevistamos cinco estudantes, três pessoas da equipe diretiva e quatro professoras/es. Os dados foram analisados de acordo com o método de análise de conteúdo qualitativo proposto por Mayring. Os resultados indicam a presença de práticas violentas contra estudantes que apresentam uma identidade de gênero e orientação sexual diferente da heteronormatividade. Constatou-se que nessa turma não são desenvolvidas ações educativas para o enfrentamento da homofobia.

Palabras clave : Gênero; Sexualidade; Diversidade; Homofobia; Escola.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )