SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2A música da amizade: notas entre filosofia e educaçãoEducação e complexidade: um diálogo possível índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ARAUJO, Vania Carvalho de. Pensar a cidade, as crianças e sua educação. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.207-222. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644429034.

Este artigo, sob forma de ensaio, problematiza a participação da criança na cidade, colocando em suspeição se a sua exclusão nos espaços sociais mais amplos ocorre porque a cidade - a pólis, tal como os gregos a denominavam - foi perdendo as referências legadas pelo passado como a organização mais elevada do convívio humano. Considera que o reconhecimento da criança como partícipe na cidade não significa desvinculá-la de uma experiência social compartilhada com outras categorias geracionais e nem torná-la refém de uma autonomia, cuja infância autocentrada pode muito bem expor certos particularismos que a desvincula de uma rede de relações humanas mais amplas e complexas, destituindo os adultos de suas responsabilidades públicas com aqueles que chegam ao mundo. Dialogando, fundamentalmente, com o pensamento de Hannah Arendt sobre o que ela depreende da experiência grega da pólis, procura transpor prerrogativas usualmente dominantes sobre a participação das crianças na cidade, chamando a atenção para o papel da educação na compreensão da cidade como uma experiência cujo legado das tradições culturais e heranças simbólicas seja uma referência importante e permanente na formação das novas gerações.

Palabras clave : Cidade, Educação e Criança; Hannah Arendt e Educação; Pólis e a Educação das Crianças.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )