SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Think about the city, the children and their educationThe medusa-school: the look of the other and education in Jean-Paul Sartre author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

CASTRO, Elza Maria Neffa Vieira de  and  CASTRO, Krishna Neffa Vieira de. Educação e complexidade: um diálogo possível. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.223-234. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644427228.

Por supor que a filosofia de Paulo Freire se encontra impregnada de elementos de complexidade, um dos princípios da transdisciplinaridade, este artigo analisa as premissas do pensamento complexo identificando suas aproximações com os pressupostos freirianos, entendidos como elementos organizadores do conhecimento e estimuladores do espírito problematizador-criativo dos sujeitos históricos atuantes na educação brasileira. O estudo aponta elementos da abordagem transdisciplinar no pensamento de Paulo Freire por ele vislumbrar a educação como caminho de autonomia e libertação, a partir de um método de ensino entendido como campo de construção de conhecimento que incorpora a dimensão ontológica do ser humano e a prática educativa formadora de um sujeito transdisciplinar comprometido com a geração de novas estratégias articuladas ao bem comum em um processo contínuo de aprendizagem e de atuação política.

Keywords : Educação; Complexidade; Sujeito Transdisciplinar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )