SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Pensar a cidade, as crianças e sua educaçãoA escola-medusa: o olhar do outro e a educação em Jean-Paul Sartre índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

CASTRO, Elza Maria Neffa Vieira de  y  CASTRO, Krishna Neffa Vieira de. Educação e complexidade: um diálogo possível. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.223-234. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644427228.

Por supor que a filosofia de Paulo Freire se encontra impregnada de elementos de complexidade, um dos princípios da transdisciplinaridade, este artigo analisa as premissas do pensamento complexo identificando suas aproximações com os pressupostos freirianos, entendidos como elementos organizadores do conhecimento e estimuladores do espírito problematizador-criativo dos sujeitos históricos atuantes na educação brasileira. O estudo aponta elementos da abordagem transdisciplinar no pensamento de Paulo Freire por ele vislumbrar a educação como caminho de autonomia e libertação, a partir de um método de ensino entendido como campo de construção de conhecimento que incorpora a dimensão ontológica do ser humano e a prática educativa formadora de um sujeito transdisciplinar comprometido com a geração de novas estratégias articuladas ao bem comum em um processo contínuo de aprendizagem e de atuação política.

Palabras clave : Educação; Complexidade; Sujeito Transdisciplinar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )