SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Reeducação das relações étnico-raciais e ensino de Áfricas: formação continuada de professores (NEAB-UDESC/SC, 2014)Teoria e prática: articulação no percurso formativo de um curso de Letras - Língua Alemã índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

XIMENES-ROCHA, Solange Helena  y  FIORENTINI, Dario. Formação de professores em comunidades colaborativas no interior da Amazônia. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.267-284. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644428842.

Este artigo relata um estudo que objetivou descrever e compreender o processo de transformação de uma comunidade acadêmica endógena do interior da Amazônia - o Formazon - em uma comunidade acadêmica colaborativa que integra professores escolares, professores acadêmicos e futuros professores de diferentes áreas do conhecimento. Os dados foram coletados a partir de registros de reuniões, entrevistas e transcrições de áudios dos encontros durante 18 meses. Recorreu-se à pesquisa narrativa para a análise dos dados, entendendo-a, assim como Clandinin e Connely (2000), como um modo de produzir sentido à experiência vivida e também de investigá-la. Buscou responder às seguintes indagações: Como a comunidade Formazon vem aprendendo e se transformando? Como vem se constituindo em uma comunidade colaborativa? Quais os indícios dessa transformação? Os resultados indicam que a interlocução colaborativa que, no âmbito do Formazon, se estabeleceu acerca das práticas de ensino dos participantes, de pesquisas dessas práticas e das políticas que as permeiam delineou um novo tipo de formação contínua no grupo, baseado na reflexão e na investigação sobre as práticas educativas. Ao constituir-se em uma comunidade de estudo, problematização e pesquisa das práticas docentes, o Formazon empoderou o processo de desenvolvimento profissional dos participantes, pois incrementou a emancipação e a autonomia profissional.

Palabras clave : Formação de Professores em Comunidades; Comunidades Colaborativas; Comunidade Acadêmica Endógena.

        · resumen en Español     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )