SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Teoria e prática: articulação no percurso formativo de um curso de Letras - Língua AlemãAlienação de universitárias vulneráveis: seis casos de emancipação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

TADDEI, Paulo Eduardo Dias  y  SANTOS, Magda Gisela Cruz dos. A fundamentação teórica de Paulo Freire e a possibilidade de uma influência dominante. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.301-312. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423053.

A análise das principais influências teóricas do pensamento de Paulo Freire, o existencialismo, a fenomenologia, o marxismo, o personalismo e o cristianismo, objetiva avaliar se é possível considerar a predominância de uma dessas no conjunto de sua obra. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico no qual, com base na perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico dialético, se analisou as principais obras de Freire, localizando as categorias centrais e investigando sua relação com as diferentes influências teóricas do autor. Considerando o alcance da obra de Freire no Brasil e no mundo, entende-se que a análise sobre as influências constituintes de sua teoria revela não apenas a singularidade da síntese realizada pelo autor, como a relevância e atualidade de sua obra para as pesquisas e estudos na área da educação.

Palabras clave : Paulo Freire; Fundamentação Teórica; Influência Dominante.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )