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Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

VASCONCELOS, Ivar César Oliveira de; LIMA, Helen Tatiana dos Santos  y  MENEZ, Ingrid Cristian da Silva Bezerra de. Alienação de universitárias vulneráveis: seis casos de emancipação. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.313-330. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644430315.

Jovens universitárias podem advir de comunidades vulneráveis, lugares onde faltam informações sobre direitos e oportunidades e, por outro lado, sobram informações sem sentido. Parte delas se aliena, pois, prioriza a busca de solução para problemas imediatos. Outra parte, supera o círculo vicioso da violência-exclusão-alienação. Como o conseguem? Como a educação superior contribui para isso? Um estudo de casos múltiplos, envolvendo seis jovens estudantes, revelou experiências sociais emancipadoras dessas mulheres. A autocrítica, em espaços abertos pela educação superior, mostrou-se elemento-chave na virada de rumo de suas vidas. As conclusões podem contribuir com a atuação didático -pedagógica de professores, inclusive para sua formação.

Palabras clave : Violência-Exclusão-Alienação; Emancipação; Vulnerabilidade.

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