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Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

TRINDADE, Fernanda de Magalhães  y  SCHWENGBER, Maria Simone Vione. III plano nacional de políticas para as mulheres: a transversalidade de gênero e a educação. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.2, pp.331-346. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423641.

O presente artigo tem como objetivo compreender como, do ponto de vista das ênfases, tensões e desafios, a proposição governamental da transversalidade de gênero tem sido apresentada pelo Capítulo 1 do III Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (2013-2015). Para tanto, realizou-se uma análise cultural e documental. Os resultados indicam que a transversalidade das políticas de gênero tem sido proposta como um princípio orientador desse Plano. Apresenta-se, de modo particular no Capítulo 1, na forma de um construto teórico, pautada no conceito da autonomia econômica; e como um construto prático, com ações voltadas para a educação profissional de mulheres pobres. Eis a economização do social como proposta para operar com a transversalidade das políticas de gênero, desenvolver a autonomia econômica das mulheres e reduzir as desigualdades de gênero no Brasil.

Palabras clave : Autonomia Econômica; Educação; Tansversalidade de Gênero.

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