SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Comprensiones sobre la práctica Pedagógica del profesor: la lúdica en la Hora del Cuento1 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

JANUSHEVA, Violeta; PEJCHINOVSKA, Milena  y  TALEVSKI, Jove D.. Pesquisa de estudantes para a avaliação do trabalho dos es professores - vantagens e desvantagens. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.369-392. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644430084.

Uma pesquisa de autoavaliação é uma das ferramentas básicas usadas por todas as instituições de ensino superior com o propósito de identificar e melhorar a qualidade dos serviços educacionais. Parte relevante do procedimento de autoavaliação é o trabalho do professor ES; a avaliação é realizada através de um questionário preenchido por cada estudante de cada curso, respectivamente. O objetivo deste artigo é mostrar as vantagens e desvantagens do questionário de avaliação aplicado aos estudantes como parte do processo de autoavaliação da Universidade "Sv. Kliment Ohridski” em Bitola, na Macedônia. Este trabalho de pesquisa segue o modelo qualitativo, sendo que as doze perguntas feitas na avaliação são analisadas sob a ótica do impacto que elas tem na validade e objetividade dos resultados a serem fornecidos sobre a qualidade dos professores HE, e em função da relevância na construção de um ensino multidimensional. Também inclui um modelo quantitativo, como na análise das opções dos 100 professores HE desta Universidade, sobre os efeitos das respostas dos estudantes no seu ensino, e uma análise dos 200 estudantes da Universidade sobre a eficiência do questionário que responderam. A pesquisa tem um desenho descritivo. O método usado para o processamento dos dados e análise dos resultados buscando conclusões significativas consiste em análise, síntese e comparação. Os resultados da pesquisa indicam que além das vantagens, este questionário dos estudantes tem inúmeras desvantagens que deveriam ser levadas em consideração, porque influenciam ambos, a validade e a objetividade da nota atribuída ao trabalho dos professores HE. Consequentemente, urge a necessidade de revisão das perguntas do questionário.

Palabras clave : Estudantes; Questionário; Profesores de ensino superior; Objetividade de avaliação e validade.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )