SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Students’ survey for assessing HE teachers’ work - advantages and disadvantagesThe Bologna Processes 1.0 and 2.0 and their Globalization: Implications for Universities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

ROBAYO, Adriana Del Rosario Pineda  and  FELICETTI, Vera Lucia. Compreensões sobre a prática pedagógica do professor: o lúdico na hora do conto. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.393-412. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644428323.

Na atualidade, a reflexão pedagógica sobre educação, parece apontar, de diferentes lugares, para o estudo do que ocorre no microcosmo da sala de aula e mais especificamente com as práticas docentes. O objetivo deste artigo é compreender a importância da inclusão de processos de apoio pedagógico por meio de estratégias lúdicas desenvolvidas na hora do conto sobre a prática pedagógica de professores. A metodologia é qualitativa e a partir da perspectiva da Análise Textual Discursiva, se questiona sobre a reflexibilidade de quatro professores de uma escola pública de Porto Alegre no Brasil. Estes participaram de um processo de apoio em sala de aula estruturado como parte do Projeto Biblioteca Viva: espaço de apoio ao ensino e aprendizagem. Os resultados mostram que o apoio educacional, por meio de interações lúdicas se consolidada como espaço altamente valorizado pelos professores, na medida em que facilita, de uma forma prática e experimental, o resignificar, o reaprender, o lembrar-se e observar suas práticas de ensino, tanto em uma dimensão pessoal e de autoconhecimento como também de uma forma interativa, relacional e potencializadora para a aprendizagem de seus alunos.

Keywords : Prática pedagógica; Lúdico; Hora do conto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )