SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Pesquisa de estudantes para a avaliação do trabalho dos es professores - vantagens e desvantagensO Processo de Bolonha 1.0 e 2.0 e sua Globalização: implicações para a universidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

ROBAYO, Adriana Del Rosario Pineda  y  FELICETTI, Vera Lucia. Compreensões sobre a prática pedagógica do professor: o lúdico na hora do conto. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.393-412. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644428323.

Na atualidade, a reflexão pedagógica sobre educação, parece apontar, de diferentes lugares, para o estudo do que ocorre no microcosmo da sala de aula e mais especificamente com as práticas docentes. O objetivo deste artigo é compreender a importância da inclusão de processos de apoio pedagógico por meio de estratégias lúdicas desenvolvidas na hora do conto sobre a prática pedagógica de professores. A metodologia é qualitativa e a partir da perspectiva da Análise Textual Discursiva, se questiona sobre a reflexibilidade de quatro professores de uma escola pública de Porto Alegre no Brasil. Estes participaram de um processo de apoio em sala de aula estruturado como parte do Projeto Biblioteca Viva: espaço de apoio ao ensino e aprendizagem. Os resultados mostram que o apoio educacional, por meio de interações lúdicas se consolidada como espaço altamente valorizado pelos professores, na medida em que facilita, de uma forma prática e experimental, o resignificar, o reaprender, o lembrar-se e observar suas práticas de ensino, tanto em uma dimensão pessoal e de autoconhecimento como também de uma forma interativa, relacional e potencializadora para a aprendizagem de seus alunos.

Palabras clave : Prática pedagógica; Lúdico; Hora do conto.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )