SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Comprensiones sobre la práctica Pedagógica del profesor: la lúdica en la Hora del Cuento1Perspectivas de valorização dos profissionais da educação no plano nacional de educação (2014-2024) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

BIANCHETTI, Lucídio  y  THIENGO, Lara Carlette. O Processo de Bolonha 1.0 e 2.0 e sua Globalização: implicações para a universidade. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.413-430. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644431933.

Objetivamos analisar o movimento de transformação da universidade europeia, a partir da implementação do Processo de Bolonha (PB 1.0), considerando seus antecedentes, dentre os quais a Magna Charta Universitatum e a Declaração da Sorbonne e continuidades por meio do PB 2.0 e especialmente a instituição do Programa Horizonte 2020. Investigamos também como a difusão deste Processo/modelo veio globalizando-se em um movimento denominado de ‘Globalização do PB’. Essas iniciativas são reações dos líderes europeus, que visam resgatar a hegemonia que a Europa veio perdendo no tocante à liderança e à atração que suas universidades exerciam, bem como na perda do protagonismo em termos econômicos, políticos, culturais e principalmente no quesito inovação em Ciência & Tecnologia. Utilizamo-nos da análise documental, como metodologia, buscando ter presente a totalidade do processo histórico, na perspectiva de que a compreensão de fatos, acontecimentos, episódios, fenômenos somente pode ser alcançada em seu processo constitutivo. Pela análise percebe-se que o PB, em suas diferentes fases, representa movimentos distintos e complementares de um mesmo processo. Em termos de universidade ficam evidentes as iniciativas e concretizações direcionadas à integração, homogeneização e diferenciação, em âmbito regional, mas que gradativamente vem globalizando-se. A radicalização do PB significa a subsunção da universidade aos desígnios do mercado, colocando em xeque a concepção de universitas, com claros prejuízos, particularmente à formação humana.

Palabras clave : Processo de Bolonha; Universidade e mercado; Globalização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )