SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Perspectivas de valorização dos profissionais da educação no plano nacional de educação (2014-2024)Diretrizes de universidades públicas: um estudo sobre regras e comportamento estudantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

RODRIGUES, Augusto  y  GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino de filosofia na Educação Básica: uma problematização à luz da filosofia antiga. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.449-464. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644430328.

O objetivo deste texto consiste em problematizar os limites da filosofia na Educação Básica, uma vez que o ensino de filosofia na atualidade propicia uma formação bastante empobrecida. De fato, o que acontece em sala de aula é uma formação restrita à ordem da compreensão, assimilação e repetição dos discursos filosóficos. Por um lado, ensinar consiste no movimento de transmissão das representações que o professor tem de determinado recorte da história da filosofia. Por outro, aprender seria reproduzir aquilo que foi transmitido, aplicando tais representações como fórmulas para se pensar determinadas questões. A partir deste contexto escolar, começa-se a problematizar a efetividade da transmissão na construção de uma formação minimamente filosófica, pois é questionado se é a apropriação discursiva que fundamentaria este processo formativo. Tem-se como hipótese que não é a posse de discursos o que garantiria uma formação em filosofia e que este modo de formar não encontra ressonância na própria tradição filosófica. Para tanto, recuperam-se os movimentos iniciais da filosofia antiga, principalmente com a figura de Sócrates e os textos de Platão.

Palabras clave : Ensino de Filosofia; Educação básica; Filosofia antiga.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )