SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3The discipline of philosophy in Basic Education and its formative characteristics: a problematization in the light of Ancient PhilosophyLearning difficulties in General Didactics test items of future primary school teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

CUNHA, Victor Henrique Souza; TEIXEIRA, Raphael Nunes; CORREA, Janine Coelho  and  CARRARA, Kester. Diretrizes de universidades públicas: um estudo sobre regras e comportamento estudantil. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.465-482. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644427721.

Estatutos e regimentos são documentos tipicamente utilizados pelas universidades públicas para descrever normas sobre o funcionamento do sistema acadêmico em vários âmbitos. Esta pesquisa tratou de identificar, descrever e analisar regras relacionadas ao ensino na graduação no Estatuto e no Regimento da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", visando estudo da efetividade, qualidade descritiva e função dessas normas. Este se fundamenta no referencial teórico da Análise do Comportamento, utilizando a contingência de três termos como unidade de análise. A partir da seleção de termos (antecedentes, respostas e consequências) entre as normas do tema pesquisado, foram identificadas e analisadas 15 contingências, 8 incompletas e 7 completas. Estas foram agrupadas em cerimoniais, tecnológicas, positivas e negativas. Identificaram-se, também, categorias às quais as contingências se referem e a distribuição de contingências completas e incompletas nestas: princípios e diretrizes; deveres do estudante; entrada na graduação; representação discente; currículo e calendário; órgãos colegiados. Dos resultados conclui-se que as regras (comportamentais) aplicadas à dimensão educacional no planejamento do ensino superior na universidade estudada poderiam ser mais claras, efetivas e mais democráticas em suas prescrições. O método utilizado também se mostra viável para descrição e análise de prescrições, indicando alterações úteis para o planejamento da formação de estudantes e organização do contexto acadêmico em diversos âmbitos.

Keywords : Diretrizes normativas; Educação superior; Behaviorismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )