SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3O ensino de filosofia na Educação Básica: uma problematização à luz da filosofia antigaDificuldades de aprendizagem em itens de uma prova de Didática Geral de futuros professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

CUNHA, Victor Henrique Souza; TEIXEIRA, Raphael Nunes; CORREA, Janine Coelho  e  CARRARA, Kester. Diretrizes de universidades públicas: um estudo sobre regras e comportamento estudantil. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.465-482. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644427721.

Estatutos e regimentos são documentos tipicamente utilizados pelas universidades públicas para descrever normas sobre o funcionamento do sistema acadêmico em vários âmbitos. Esta pesquisa tratou de identificar, descrever e analisar regras relacionadas ao ensino na graduação no Estatuto e no Regimento da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", visando estudo da efetividade, qualidade descritiva e função dessas normas. Este se fundamenta no referencial teórico da Análise do Comportamento, utilizando a contingência de três termos como unidade de análise. A partir da seleção de termos (antecedentes, respostas e consequências) entre as normas do tema pesquisado, foram identificadas e analisadas 15 contingências, 8 incompletas e 7 completas. Estas foram agrupadas em cerimoniais, tecnológicas, positivas e negativas. Identificaram-se, também, categorias às quais as contingências se referem e a distribuição de contingências completas e incompletas nestas: princípios e diretrizes; deveres do estudante; entrada na graduação; representação discente; currículo e calendário; órgãos colegiados. Dos resultados conclui-se que as regras (comportamentais) aplicadas à dimensão educacional no planejamento do ensino superior na universidade estudada poderiam ser mais claras, efetivas e mais democráticas em suas prescrições. O método utilizado também se mostra viável para descrição e análise de prescrições, indicando alterações úteis para o planejamento da formação de estudantes e organização do contexto acadêmico em diversos âmbitos.

Palavras-chave : Diretrizes normativas; Educação superior; Behaviorismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )