SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Public universities' guidelines: study on rules and student behavior"Why my son failure at school?" Study about parental bonding and school failure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

NUNEZ, Isauro Beltrán  and  RAMALHO, Betania Leite. Dificuldades de aprendizagem em itens de uma prova de Didática Geral de futuros professores. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.483-498. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644431391.

No presente estudo, são apresentados os erros e as dificuldades de aprendizagem a eles associadas, detectados em respostas de futuros professores do ensino fundamental em itens de conhecimentos da Didática Geral numa prova de um concurso público. A metodologia utilizada foi a análise de desempenho e de erros (NÚÑEZ & RAMALHO, 2012), associando-se possíveis dificuldades de aprendizagem que podem explicar a ocorrência desses erros. Os dados empíricos foram fornecidos pela Comissão Permanente de Concursos da UFRN (Comperve/UFRN). Os resultados evidenciam um baixo desempenho nas questões da prova e revelam erros e dificuldades relacionados ao objeto da Didática Crítica, aos fundamentos do ensino com base nas ideias da escola Histórico Cultural de L. S. Vigotsky, à organização dos conteúdos e à formação de atitudes, entre outras. Esses resultados podem ser referência para se pensar a formação inicial dos professores em relação ao conhecimento profissional da Didática Geral como dimensão essencial da futura atividade de ensino nas escolas.

Keywords : Didática Geral; Avaliação; Dificuldades de aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )