SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Dificuldades de aprendizagem em itens de uma prova de Didática Geral de futuros professoresNovo ensino médio e educação integral: contextos, conceitos e polêmicas sobre a reforma índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

RICHTER, Paola do Carmo; GHEDIN, Dienifer Mattos  e  MARIN, Angela Helena. “Por que meu filho reprova?” Estudo sobre vínculo parental e reprovação escolar. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.499-520. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644423703.

O objetivo geral do presente estudo foi investigar a relação entre o vínculo parental e o histórico de reprovação escolar de adolescentes e seus pais1. Como objetivos específicos buscou-se identificar o perfil cognitivo e comparar o tipo de vínculo parental estabelecido entre adolescentes com e sem reprovação escolar. Para tanto, utilizou-se um delineamento correlacional e comparativo, de caráter quantitativo e transversal. Participaram 140 adolescentes matriculados em escolas municipais de São Leopoldo/RS, que responderam ao Questionário de Dados Sociodemográficos, ao Teste Matrizes Progressivas de Raven e ao Parental Bonding Instrument. Os resultados indicaram que o número de reprovações da mãe e do pai esteve positivamente associado ao número de reprovações do filho, assim como o fator cuidado da mãe e do pai ao potencial intelectual do filho. Ainda, o fator cuidado do pai relacionou-se negativamente e o fator superproteção positivamente com o número de reprovações do filho. Também se constatou que os adolescentes sem histórico de reprovação escolar percebem seus pais como mais emocionalmente disponíveis, atentos e interessados para com eles. Tais resultados destacam a importância da participação dos pais no processo de ensino-aprendizagem dos filhos.

Palavras-chave : Reprovação escolar; Vínculo parental; Adolescência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )