SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3“Por que meu filho reprova?” Estudo sobre vínculo parental e reprovação escolarEducação e diversidades nas escolas do campo: a construção de práticas educativas interculturais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SILVA, Karen Cristina Jensen Ruppel da  y  BOUTIN, Aldimara Catarina. Novo ensino médio e educação integral: contextos, conceitos e polêmicas sobre a reforma. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.521-534. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644430458.

O presente artigo propõe estabelecer reflexões sobre a proposta de educação integral expressa na atual Reforma do Ensino Médio, instituída por meio da Lei nº 13.415/2017, e desse modo trazer argumentos para instigar o debate teórico acerca do assunto. Os objetivos que norteiam o trabalho são: a) Investigar as proposições para a educação integral que norteiam a proposta do Novo Ensino Médio; b) Analisar o contexto em que surgiu a reforma do Novo Ensino Médio, os conceitos de educação integral e alguns pontos de maior controvérsia entre defensores e críticos da nova lei. As análises têm como suporte teórico e metodológico o materialismo histórico e dialético, e pautam-se em pesquisa bibliográfica e documental. Para a coleta de dados foram utilizados decretos, leis, livros e artigos que tratavam do objeto em análise. O diálogo teórico se valeu da contribuição de autores como: Tonet (2013); Mészaros (2014); Marx e Engels (2006); Ferreira JR e Bittar (2008), entre outros que oferecem contribuições para a compreensão da política educacional analisada. Os resultados da pesquisa explicitaram os limites que pautam a atual reforma do Ensino Médio proposta por meio da Lei nº 13.415/2017. Foi possível perceber que a reforma que integra a educação integral no chamado Novo Ensino Médio tem como compromisso uma formação mais técnica e menos propedêutica, servindo dessa forma ao jogo de interesses que rege a sociedade do capital, uma vez que contribui para a formação do homem produtivo, do homem massa, distanciando-se do conceito de omnilateralidade que pressupõe uma formação efetivamente integral.

Palabras clave : Educação; Educação integral; Ensino médio; Reformas educacionais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )