SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Educação e diversidades nas escolas do campo: a construção de práticas educativas interculturaisMaterialismo histórico e dialético em pesquisas do campo curricular: o ensino de História no curso de Pedagogia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

LIMA, Ubirajara Couto  y  NEVES, Tiago Guedes Barbosa do Nascimento. Regime de colaboração: duas experiências de organização cooperativa na área de educação. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.553-564. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644427365.

Este artigo refere-se a resultado parcial de pesquisa de doutoramento cujo objetivo mais amplo é identificar e analisar as experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação no estado da Bahia. Apoiado numa abordagem qualitativa e tendo como estratégia metodológica o estudo de caso, este artigo objetiva apresentar duas experiências de organização cooperativa, caracterizando-as e problematizando a sua articulação com o instituto do regime de colaboração, sobretudo no tocante ao compartilhamento de competências políticas, técnicas e financeiras. Os resultados preliminares evidenciam que, apesar de serem modelos exitosos de organização cooperativa, há uma flagrante necessidade de ações coordenadoras e indutivas da União e dos estados, que no caso da Bahia, no plano intergovernamental, tem um inexpressivo papel na articulação federativa com os municípios.

Palabras clave : Regime de colaboração; Associativismo territorial; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )