SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número3Regime de colaboração: duas experiências de organização cooperativa na área de educaçãoPolíticas de inclusión: ¿educación obligatoria o derecho a la educación? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

SILVA, Francisco Thiago  y  BORGES, Lívia Freitas Fonseca. Materialismo histórico e dialético em pesquisas do campo curricular: o ensino de História no curso de Pedagogia. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.3, pp.565-582. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644429622.

O presente artigo resulta de pesquisa acadêmica que investigou o espaço curricular do ensino de História em Instituições de Educação Superior privadas no curso de licenciatura em Pedagogia. Tomando como premissa a ideia de que analisar o objeto proposto a partir da tese - de que o ensino de História deva ser relevante nos currículos de formação do pedagogo - direciona esses escritos para a análise reflexiva sob a lente teórico-metodológica do materialismo histórico dialético - MHD. Não se assume uma postura de concebê-lo como doutrina, reconhece-se seus limites, mas admite-se que ainda é a tendência que melhor se aproxima dos anseios provocados pela própria teoria crítica de currículo. O objetivo do texto é apresentar elementos epistemológicos e metodológicos - por meio de revisão crítica de literatura - que garantam uma refinada utilização do método de Marx, com as devidas proporções, aplicado ao campo do currículo, sobretudo na esteira das teorias críticas. O objeto teórico aqui proposto é apenas para ilustrar de que forma as categorias teóricas da dialética marxiana e marxistas, como contradição, totalidade e prática social podem ser aplicadas em estudos dessa natureza.

Palabras clave : Materialismo histórico e dialético; Currículo; Ensino de História.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )