SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4How the individual experience becomes a collective experience: a study on K-12 Education from François Delsarte’s workThe concept of experience and the formation for the democracy in a Deweyan perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

SEVESO, Gabriella. Não apenas cadeiras e mesas: o valor social da proposta de Maria Montessori. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.641-654. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644434579.

Este artigo tem uma abordagem histórica com a atenção voltada a atualidade e se ocupa da pedagogia montessoriana, que recentemente esteve no centro de um vivaz debate na Itália e novas experimentações. O presente artigo quer mostrar o notável valor ético e social presente na proposta de Maria Montessori: um valor que atualmente é um pouco negligenciado quando da sua divulgação, porque a concepção montessoriana é reduzida em alguns casos a um método didatico (móveis nas medidas das crianças, materiais científico, professora única). Por este motivo, a autora analisa o Discurso inaugural por ocasião da abertura de uma “Casa dei Bambini” em 1907, escrito e pronunciado por Maria Montessori, destacando alguns temas. O primeiro tema é o dos espaços: o Discurso foca em como Montessori pensava o valor simbólico e social das “Casas dei bambini” e sua importância para a recuperação de situações de degradação e miséria. O segundo tema é o do perfil profissional da professora: as palavras de Montessori mostram como a professora tem uma função social importante e é a pessoa que cultiva os futuros cidadãos, favorecendo a consciência crítica por meio de uma relação baseada na autonomia. Uma releitura da obra montessoriana deste ponto de vista também nos encoraja a rever as propostas de outros pensadores de nossa história cultural não como métodos didáticos, embora inovadores e interessantes, mas também e sobretudo em sua mensagem social. Essa perspectiva parece cada vez mais urgente e necessária em uma época como a nossa, que enfrenta problemas muito sérios com relação às condições da infância.

Keywords : Social value of Montessori pedagogy; Design of Montessori spaces; Role of the Montessori teacher.

        · abstract in English | Italian     · text in Italian     · Italian ( pdf )