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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

FAVERO, Altair Alberto  e  BECHI, Diego. O conceito de experiência e a formação para a democracia numa perspectiva Deweyana. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.655-666. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644424646.

O presente ensaio tem por escopo analisar o conceito deweyano de experiência no processo de formação de uma sociedade democrática. Para tanto, iniciamos mostrando que a filosofia da educação desenvolvida por John Dewey (1859-1952) se assentou numa teoria da experiência estruturada em torno de propósitos, fundamentos epistemológicos e métodos potenciais para proporcionar o aprimoramento das habilidades de raciocínio e do espírito crítico dos educandos. Na nossa interpretação, tais elementos são imprescindíveis para constituir uma educação democrática, pois para Dewey, a democracia não se limita a um regime de governo, mas sim é um modo de vida compartilhado e a sociedade torna-se democrática quando os diferentes grupos sociais são capazes de intercambiar experiências entre si de modo livre e plural.

Palavras-chave : John Dewey; Educação democrática; Experiência; Processo formativo.

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