SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue4Possibilities and challenges of collaborative learning in Higher EducationInterculturality and visual arts teaching at Colégio Pedro II author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UFSM

Print version ISSN 0101-9031On-line version ISSN 1984-6444

Abstract

KURATANI, Sayuri Miranda de Andrade  and  VERAS, Renata Meira. Projeto político pedagógico e diretrizes curriculares nacionais da licenciatura em pedagogia. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.699-720. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644429779.

O artigo aborda o tema da formação em Licenciatura em Pedagogia, vinculando-se à discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais dessa graduação. Utilizando-se da análise documental, o artigo buscou discutir as relações existentes entre um Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma Licenciatura em Pedagogia e essas Diretrizes, apontando questões pertinentes à pauta da formação de professores. A perspectiva metodológica adotada foi a análise foucaultiana do discurso, que valoriza a linguagem e as suas implicações nas práticas sociais. A análise indicou, no PPP, a presença de um discurso prescritivo, de caráter normativo, em consonância às Diretrizes, mas também demonstrou um discurso preocupado em atingir o compromisso e a transformação social. A formação organiza-se em dois eixos principais, que são a pesquisa e a práxis pedagógica, o que enfatiza a identidade de um professor-pesquisador. No PPP, os alunos, docentes e a comunidade são posicionados por uma estrutura de deveres e passividade. Ressaltou-se a importância da constante atualização e problematização da formação nas Licenciaturas, referentes tanto aos Projetos Políticos Pedagógicos, quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais.

Keywords : Pedagogia; Formação de professores; Currículo; Análise foucaultiana do discurso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )