SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4Possibilidades e desafios da prática de aprendizagem colaborativa no ensino superiorInterculturalidade e ensino de artes visuais do Colégio Pedro II índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

KURATANI, Sayuri Miranda de Andrade  y  VERAS, Renata Meira. Projeto político pedagógico e diretrizes curriculares nacionais da licenciatura em pedagogia. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.699-720. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644429779.

O artigo aborda o tema da formação em Licenciatura em Pedagogia, vinculando-se à discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais dessa graduação. Utilizando-se da análise documental, o artigo buscou discutir as relações existentes entre um Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma Licenciatura em Pedagogia e essas Diretrizes, apontando questões pertinentes à pauta da formação de professores. A perspectiva metodológica adotada foi a análise foucaultiana do discurso, que valoriza a linguagem e as suas implicações nas práticas sociais. A análise indicou, no PPP, a presença de um discurso prescritivo, de caráter normativo, em consonância às Diretrizes, mas também demonstrou um discurso preocupado em atingir o compromisso e a transformação social. A formação organiza-se em dois eixos principais, que são a pesquisa e a práxis pedagógica, o que enfatiza a identidade de um professor-pesquisador. No PPP, os alunos, docentes e a comunidade são posicionados por uma estrutura de deveres e passividade. Ressaltou-se a importância da constante atualização e problematização da formação nas Licenciaturas, referentes tanto aos Projetos Políticos Pedagógicos, quanto às Diretrizes Curriculares Nacionais.

Palabras clave : Pedagogia; Formação de professores; Currículo; Análise foucaultiana do discurso.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )