SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4Projeto político pedagógico e diretrizes curriculares nacionais da licenciatura em pedagogiaA arte-educação no ensino médio: desafios à formação estética índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UFSM

versión impresa ISSN 0101-9031versión On-line ISSN 1984-6444

Resumen

CARDOSO JUNIOR, Wilson  y  CANDAU, Vera Maria Ferrão. Interculturalidade e ensino de artes visuais do Colégio Pedro II. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.721-740. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644432894.

Esse trabalho apresenta um estudo de caso sobre o ensino de artes visuais em busca de compreender sobre o processo de construção de uma perspectiva de educação intercultural nessa disciplina escolar no Colégio Pedro II. Por meio da análise de documentos curriculares e entrevistas realizadas com professores/as, em interlocução com a educação intercultural crítica e descolonizadora referenciada no pensamento pós-abissal, verificou-se que a construção da perspectiva intercultural no primeiro segmento do Ensino Fundamental, produzida em diálogo com a pedagogia da cultura visual e o ensino intercultural de artes visuais, tem ocorrido em meio a tensões e disputas com os/as defensores/as da concepção de arte-educação tradicional centrada na obra de arte, estabelecida predominantemente no segundo segmento do Ensino Fundamental. As reflexões finais apontam para o desafio da construção de um projeto de formação intercultural de professores/as de artes visuais em fricção com a sistematização eurocêntrica da história da arte que preside os currículos dessa disciplina na escola básica e nos cursos de formação inicial de professores/as.

Palabras clave : Ensino de artes visuais; Educação intercultural crítica; Colégio Pedro II.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )