SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número4A arte-educação no ensino médio: desafios à formação estéticaDa história dos índios às histórias indígenas: descolonizando o ensino de história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

SANTOS, Francisco Alves  e  SANTANA, Isabel Cristina Higino. Investigando as pesquisas sobre analogias: o que mostram os anais dos encontros de ensino de ciências?. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.757-772. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644432444.

A linguagem analógica enquanto instrumento de mediação conceitual em ciências vem sendo explorada por muitos, e consequentemente, alvo de diferentes estudos na tentativa de compreender sua funcionalidade. Assim, a pesquisa buscou quantificar as publicações referentes ao uso de analogias em contextos didáticos mapeando as linhas investigativas nas pesquisas educacionais. Para atingir tais fins, realizou-se uma consulta de Anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia - (ENEBio); Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - (ENDIPE) e Encontros Nacionais de Pesquisa em Ensino em Ciências - (ENPEC) no período de 2000-2016. O material identificado foi lido na íntegra e posteriormente analisados. Como resultado, foram identificadas 92 comunicações científicas sobre o tema, distribuídas em 6 linhas de pesquisas: utilização e exploração didática de analogias, analogias em manuais escolares; analogias na prática dos professores de ciências; analogias e as concepções de professores sobre o seu papel no processo de ensino-aprendizagem; analogias e os estudos de revisão; analogias e ensino. As duas primeiras linhas apresentaram o maior número de pesquisas. Concluiu-se que, embora a exploração de analogias na perspectiva do ensino e da aprendizagem em Ciência mantenha os padrões apresentados em estudos anteriores, percebe-se um crescimento do escopo teórico acerca do tema, em âmbito nacional nos últimos anos; permitindo delinear novas formas de trabalhar o tema nos mais variados campos do conhecimento científico, requerendo assim, ações que propiciem a discussão e reconhecimento deste recurso com os fenômenos do ensino e da aprendizagem na promoção do ensino de Ciências.

Palavras-chave : Linguagem analógica; Ensino de ciências; Estado da arte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )